26 de junho de 2010

Direção de Arte fiel à essência do filme

Uma das etapas de pós-produção responsável por cuidar da identidade visual do documentário é a Direção de Arte. Em Vila dos Operários, essa tarefa ficou à cargo de Léo Freitas, estudante de Publicidade e Propaganda, com experiência profissional em agências, gráficas e produtora de vídeo.

Léo criou um material para o documentário que tem como característica a leveza nas peças, que complementam o trabalho, ao invés de competir. Além disso, foi responsável pelo layout das ferramentas de comunicação: blog e twitter.

Segue o relato de Léo Freitas sobre sua criação:

“A criação da marca foi voltada para a vila, seguindo por um estilo moderno, pois apesar do desenvolvimento do documentário estar ligada a questões do passado em termos, foi passado de uma forma atual e moderna, foram usados novos recursos na captação e finalização do material.

Foi utilizada uma fonte moderna, sem serifa, para remeter essa atualidade do documentário sem perder a identidade e credibilidade que necessariamente o documentário tem que ter. A fonte original foi modificada em sua estrutura para melhor adaptação das palavras e das letras que compõe a marca 'Vila dos Operários'.

O símbolo (parede de tijolos) remete a ao fato central do documentário, que ilustra de uma forma estilizada. Foi usada uma perspectiva para dar sensação de movimento e assim mais harmonia com o conjunto tipografia e símbolo.

As cores usadas foram: branco (quando fundo escuro) e preto em 80% (quando em fundo claro). Assim elas proporcionam a imparcialidade, traduzida pelo conteúdo do documentário, tanto na questão tonal tanto na questão de contraste.

A marca em si mostra de uma forma limpa e moderna a imparcialidade do conteúdo do documentário.”

Peças

Marca



Variações da marca



Cartaz



Capa e Contra-capa do DVD



Interior do DVD




Twitter



Texto: Michelle Parron
Imagens: artes de Léo Freitas

2 comentários:

  1. Ainda não vi o doc, mas gostei muito da arte do trabalho (cartaz,fotos,marca,blog.....) Parabéns a todos que fizeram parte deste trabalho!!!
    Elioenai Amuy

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Léo! Ficou bem bonito mesmo.
    Estou ansioso pelo sábado!

    Abs
    G

    ResponderExcluir