Uma das etapas de pós-produção responsável por cuidar da identidade visual do documentário é a Direção de Arte. Em Vila dos Operários, essa tarefa ficou à cargo de Léo Freitas, estudante de Publicidade e Propaganda, com experiência profissional em agências, gráficas e produtora de vídeo.
Léo criou um material para o documentário que tem como característica a leveza nas peças, que complementam o trabalho, ao invés de competir. Além disso, foi responsável pelo layout das ferramentas de comunicação: blog e twitter.
Segue o relato de Léo Freitas sobre sua criação:
“A criação da marca foi voltada para a vila, seguindo por um estilo moderno, pois apesar do desenvolvimento do documentário estar ligada a questões do passado em termos, foi passado de uma forma atual e moderna, foram usados novos recursos na captação e finalização do material.
Foi utilizada uma fonte moderna, sem serifa, para remeter essa atualidade do documentário sem perder a identidade e credibilidade que necessariamente o documentário tem que ter. A fonte original foi modificada em sua estrutura para melhor adaptação das palavras e das letras que compõe a marca 'Vila dos Operários'.
O símbolo (parede de tijolos) remete a ao fato central do documentário, que ilustra de uma forma estilizada. Foi usada uma perspectiva para dar sensação de movimento e assim mais harmonia com o conjunto tipografia e símbolo.
As cores usadas foram: branco (quando fundo escuro) e preto em 80% (quando em fundo claro). Assim elas proporcionam a imparcialidade, traduzida pelo conteúdo do documentário, tanto na questão tonal tanto na questão de contraste.
A marca em si mostra de uma forma limpa e moderna a imparcialidade do conteúdo do documentário.”
Léo criou um material para o documentário que tem como característica a leveza nas peças, que complementam o trabalho, ao invés de competir. Além disso, foi responsável pelo layout das ferramentas de comunicação: blog e twitter.
Segue o relato de Léo Freitas sobre sua criação:
“A criação da marca foi voltada para a vila, seguindo por um estilo moderno, pois apesar do desenvolvimento do documentário estar ligada a questões do passado em termos, foi passado de uma forma atual e moderna, foram usados novos recursos na captação e finalização do material.
Foi utilizada uma fonte moderna, sem serifa, para remeter essa atualidade do documentário sem perder a identidade e credibilidade que necessariamente o documentário tem que ter. A fonte original foi modificada em sua estrutura para melhor adaptação das palavras e das letras que compõe a marca 'Vila dos Operários'.
O símbolo (parede de tijolos) remete a ao fato central do documentário, que ilustra de uma forma estilizada. Foi usada uma perspectiva para dar sensação de movimento e assim mais harmonia com o conjunto tipografia e símbolo.
As cores usadas foram: branco (quando fundo escuro) e preto em 80% (quando em fundo claro). Assim elas proporcionam a imparcialidade, traduzida pelo conteúdo do documentário, tanto na questão tonal tanto na questão de contraste.
A marca em si mostra de uma forma limpa e moderna a imparcialidade do conteúdo do documentário.”
Peças
Marca
Variações da marca
Cartaz
Capa e Contra-capa do DVD
Interior do DVD
Texto: Michelle Parron
Imagens: artes de Léo Freitas
Ainda não vi o doc, mas gostei muito da arte do trabalho (cartaz,fotos,marca,blog.....) Parabéns a todos que fizeram parte deste trabalho!!!
ResponderExcluirElioenai Amuy
Muito bom, Léo! Ficou bem bonito mesmo.
ResponderExcluirEstou ansioso pelo sábado!
Abs
G