27 de junho de 2010

Bem-vindo à Vila dos Operários


Sinopse

Uma comunidade com mais de cem famílias, vive isolada na cidade de Araxá-MG. São os moradores do bairro Auto Paulista, localizado na Estância Hidromineral do Barreiro, a 5 Km da cidade. Foram os pais deles que há mais de meio século ajudaram a erguer os alicerces do Grande Hotel, concebido para ser um dos mais luxuosos do país.

Enquanto os turistas desfrutam da bela paisagem e se banham nas famosas águas termais de Araxá, o moradores vivem um conflito: a água que abastece o bairro está contaminada. A solução encontrada foi a desocupação do bairro.

Em Vila dos Operários os moradores contam suas histórias e revelam porque amam o Barreiro. São vidas permeadas pelo conflito de morar no local onde convergem as forças mais poderosas da cidade: o turismo e a mineração. Em meio a interesses políticos e econômicos, estão estes personagens que não querem abandonar suas raízes.


Texto: Marilia Cândido


Legenda da Imagem: Na horta de Marco Antônio Silva, morador e personagem do documentário (Foto: Diego Aragão)

2 comentários:

  1. Existem várias formas para se contar uma história. O documentário em vídeo é uma delas, onde as possibilidades também são inúmeras. E a melhor forma de contar Vila dos Operários é essa que Marília e Michelle adotaram. Nesse universo de múltiplos caminhos o tema ainda em exposição com o blog e com o twitter. Jornalismo do bom e diverso como pede esses tempos digitais.
    Parbéns meninas, sigam sempre em frente.
    Beijo fraterno deste grande admirador de vcs.///

    ResponderExcluir
  2. Tobias querido! Se chegamos onde chegamos, se conseguimos finalizar essa produção, muito se deve ao seu apoio, ao seu interesse e a sua orientação, ainda que não oficial. Você tirou muitas das nossas dúvidas, nos deixou mais seguras e sempre estava disposto a nos ajudar. A forma com que você conduz sua carreira no jornalismo pra mim é um espelho, um exemplo. Obrigada sempre.

    Michelle Parron

    ResponderExcluir