1 de junho de 2010

A escolha da câmera ideal


Como o documentário Vila dos Operários seria gravado em Araxá-MG, município há cerca de 115km de Uberaba-MG, foi necessário que criássemos maior independência dos materiais oferecidos pela Uniube. E por dois motivos: primeiro porque é norma da universidade o equipamento não poder sair de Uberaba, e segundo porque nossas gravações seriam feitas aos finais de semana, e a Uniube fecha durante esses dias, impossibilitando o uso de qualquer material.

Pois bem, a primeira coisa que precisávamos para começar a gravar era uma câmera. Mas qual? Pesquisa em sites e dicas de cinegrafistas foram fundamentais nessa época. E quem mais ajudou a encontrar uma câmera bacana, fácil de usar e que oferecesse boas imagens foi Carlos Finocchio, editor e cinegrafista formado em Rádio e TV na Faap, em São Paulo, e um querido amigo.

A dica dele foi a linha Handycam@ da marca Sony que grava em HD. O modelo escolhido foi a HDR XR500V com 120G, adquirida através do site (super confiável) da loja B&H photo e vídeo.

Os primeiros contatos com a câmera já trouxeram resultados surpreendentes. Ótimas imagens, mesmos se tratando de uma câmera, aos olhos de muitos, amadora, já que possui um tamanho bem pequeno. E nesse caso tamanho não é documento mesmo!

Outras coisas bacanas da câmera é que ela faz fotografias em 12 megapixels enquanto você grava vídeo, tem a tecnologia de amenizar a instabilidade que uma câmera na mão causa na imagem e a opção night vision, que grava cenas em total escuridão.

Texto: Michelle Parron
Imagem: Câmera Sony Handycam@ HDRXR 500v (foto: divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário